banner

17 de jan de 2012

O CAMPEONATO PARANAENSE


O Campeonato Paranaense de Futebol é o principal torneio de futebol profissional do Estado, sendo organizado pela Federação Paranaense de Futebol.

História

O Campeonato Paranaense tem sido disputado ininterruptamente desde a sua primeira edição, em 1915 quando o extinto Internacional conquistou seu primeiro e único título. Desde então, os clubes da capital tem dividido domínio da competição e apenas por oito vezes o título ficou longe da capital. 

2002

E o tri que não aconteceu
No ano de 2002 o Campeonato Paranaense foi disputado apenas pelas equipes do Interior, já que o TRIO DE FERRO da capital juntamente com a equipe do Corinthians Paranaense na época Malutron, disputavam o torneio Sul-Minas, porém, mesmo sem os grandes da capital, o Paranaense de 2002 foi realizado e o campeão daquele ano foi a equipe do Iraty.

Após regressarem do torneio regional, a FPF realizou o "Super Campeonato Paranaense" contando com os 4 melhores colocados do Campeonato Paranaense mais os outros 4 que estavam na Sul-Minas e formaram dois grupos de quatro, sagrou-se campeão o time da baixada.
O time "deles" alega que com esse título a equipe da baixada conquistou seu primeiro Tri-Estadual, mas na verdade, a validação desse suposto TRI é constestada, já que o Campeonato Paranaense é uma coisa e foi vencido pela equipe do Iraty e o Super
Campeonato Paranaense foi outra coisa sendo disputado apenas uma vez na história.
Com isso o Campeão Paranaense de 2002 é a equipe do Iraty e a equipe campeã do Super Campeonato Paranaense é o time da baixada.


O ÚLTIMO CAMPEONATO
O último campeão foi o Coritiba e conquistou o torneio de forma invicta com uma rodada de antecedência, goleando o maior rival por 3 X 0 na Arena da Baixada.
Assim o time do Alto da Glória aumentou ainda mais a distância para o segundo em títulos do Estado, conquistando seu 35º título estadual confirmando a supremacia no Estado, além de ser o único time em atividade a ter um HEXA-CAMPEONATO, já que o extinto Britânia também tem um HEXA, no perído compreendido de 1918 à 1923.
O A.Paranaense vem em segundo lugar com 22 títulos e a equipe do Paraná Clube com 7 tíulos estaduais.
 
Segue a lista de todos os campeões do Estado do Paraná

O maior artilheiro do Campeonato é Duílio do Coritiba com 31 gols na temporada de 1960 e o vice-artilheiro é Alcântara do Campo Mourão na edição de 1991 com 30 gols.

2012
A 98ª edição do Campeonato Paranaense deste ano começa no dia 22 de Janeiro e contará com 12 participantes e será desde 1990, o primeiro campeonato que não contará com a presença de um dos três clubes do TRIO DE FERRO, já que o Paraná Clube foi rebaixado à Divisão de Acesso do Campeonato.
O Campeonato conta também com a volta da tradicional equipe do Londrina após dois anos na Segunda Divisão e que também já conquistou o campeonato em três oportunidades, 1962, 1981 e 1992.
Quem retorna também é a equipe do Toledo vice-campeã da Série Prata.

OS PARTICIPANTES DA 98ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO PARANAENSE DE 2012 SÃO OS SEGUINTES:
Conforme classificação do último campeonato
  • CORITIBA, atual campeão;
  • Atlético Pr, vice;
  • Operário, 3º colocado;
  • Cianorte, 4º;
  • Arapongas, 5º;
  • Roma, 6º;
  • Paranavaí em sétimo;
  • Iraty oitavo lugar;
  • Corinthians Paranaense em 9º;
  • Rio Branco em 10º;
  • Londrina, 1º lugar na divisão de acesso e
  • Toledo que terminou em 2º na divisão de acesso e garantiu vaga.

    Assim como o Paraná Clube, o Cascavel também foi rebaixado para Segunda Divisão Paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário