ESTÁDIO RAIZ
92 ANOS
O Estádio Major Antônio Couto Pereira, conhecido simplesmente como Couto Pereira, é um estádio de futebol de propriedade do Coritiba Foot Ball Club, construído com recursos da própria torcida, sem ajuda do Poder Público. Está localizado no bairro Alto da Glória e os torcedores o chamam carinhosamente de "Couto" ou "Alto da Glória".
Foi inaugurado em 15 de novembro de 1932, com uma partida de futebol entre o Coritiba e o América-RJ, vencida pela equipe coxa-branca por 4 a 2. Antes da partida um avião sobrevoou o local e jogou a bola do jogo sobre o campo.
Ao longo dos anos, o Couto Pereira foi recebendo inúmeras modificações e reformas, até chegar a atual forma de hoje e sua capacidade chega a aproximadamente 41 mil espectadores.
Foi palco de grandes jogos e finais que atraíram multidões, registrando recordes de público que refletem a paixão incondicional da torcida pelo Coxa.
Em 2016, o estádio iria sediar a final da Copa Sul-Americana entre Chapecoense x Atlético Nacional da Colômbia, mas infelizmente a partida não ocorreu.
2024
Esse ano, o Couto Pereira foi palco para a disputa de várias partidas oficiais, inclusive da seleção brasileira.
O Couto foi cedido à equipe do Paraná Clube, para as disputas da primeira fase e das semifinais da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense.
A equipe do Grêmio também utilizou as dependências do Couto Pereira, que recebeu grandes públicos para assistir a disputa de partidas pela Libertadores.
Além disso, o estádio também recebeu a Seleção Brasileira que retornou ao Couto Pereira após 23 anos, para enfrentar a equipe do Equador, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo/2026. O Brasil venceu a partida por 1 a 0.
PÚBLICO
O jogo entre Brasil e Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, quebrou o recorde de público do Couto Pereira em 2024. Ao todo 36,9 mil torcedores estiveram no estádio.
Até então, o maior público no Couto tinha sido entre Grêmio e Estudiantes, pela Libertadores, com 32,4 mil pagantes. O Tricolor Gaúcho mandou a partida em Curitiba por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e que deixaram estragos na Arena do Grêmio.
O Coritiba não tinha ficado entre os cinco maiores públicos pagantes no Couto Pereira nesta temporada. O melhor número foi registrado pelo Coxa em casa foi de 22,4 mil, no clássico com o Athletico, pelo Campeonato Paranaense.
No entanto, em 27 de setembro desse ano, o Coritiba registrou o seu maior público do ano no Couto Pereira. De acordo com o borderô oficial, 22.692 torcedores acompanharam o empate por 0 a 0 contra o Goiás, pela 29ª rodada da Série B do Brasileiro.
Quem fecha o top-5 é o Paraná Clube, que ficou acima nos dois jogos que mandou no estádio durante a segunda divisão estadual - Com o público de 23,7 mil contra o Apucarana, na segunda rodada, e de 24,9 mil contra o Patriotas, no acesso à elite do futebol paranaense.
Seja em clássicos estaduais, confrontos nacionais ou internacionais, shows, grandes eventos, o Couto Pereira continua sendo um ponto de referência para os mais diversos torcedores e fãs de bandas que lotam o estádio em busca de vitórias e momentos inesquecíveis.
O Couto Pereira é mais do que um estádio, tem memória, tem história e tradição ! Tem a cara do seu time, da sua Torcida: É VERDE. É um estádio raiz, sem um tostão de recursos públicos e tem sido, quer aceitem ou não, o estádio no Paraná mais procurado para realização de grandes eventos.
Mesmo que existam outros clubes por aí apadrinhados pelo Poder Público e que se intitulam como estádio de Copa, nem as cores do próprio clube tem. Qualquer um pode fazer um salão de festas lá.
Como diz uma parte do hino oficial Coritiba:
"....palco de artistas e jogadores, de um passado sem igual..."
📷Reprodução
#FalaCuritiba
#curitiba
#estádio
#coutopereira
#coxa
#coritiba