A IMPERIOSA NECESSIDADE EM MUDAR
O clube tem que passar por uma verdadeira reestruturação. De Pensamento - De Estrutura - Ideológico - Político - Gestão - Torcida - Departamento de Futebol, desde as categorias de base, até o elenco oficial. Comissão Técnica. Gestores - Diretoria - Todos os profissionais envolvidos na gestão do clube - Tudo. Mas podemos começar pelo escudo.
A reestilização do escudo é um começo e isso se chama modernidade. Não podemos parar no tempo.
Se não muda as pequenas coisas, como irá mudar as grandes?
O mundo se modernizou e os grandes clubes precisam acompanhar essa tendência, essa evolução. Essa tendência.
Se o clube parou no tempo, em parte a culpa é da torcida que é omissa e não assume o seu papel. E não apenas omissa, mas passiva também. Não adianta só jogar papel higiênico nos dias de jogos e não fazer mais nada. Tem que cobrar e exigir mudanças. Afinal de contas, a "torcida" é a razão de ser de um clube.
Mas temos que EVOLUIR. Todos os setores do clube.
Pense se qualquer empresa hoje em dia estivesse trabalhando com máquina de datilografia ainda ? Ou com mimeógrafo ?
O mundo mudou.
Sobre a questão do escudo.
Até os anos 90, o clube imoral da baixada usava basicamente um tipo de escudo.
Depois da goleada de Páscoa em 16 de Abril de 1995, pro Coxa no Couto Pereira, o clube imoral lá de baixo, passou por uma verdadeira reestruturação e não foi só no escudo. Mudou a postura. Mudou a estrutura, através de métodos escusos, mas mudou. Mudou a forma de pensar, agir e de fazer futebol.
Hoje passa por um bom momento, apesar de terem sido REBAIXADOS no ano do seu centenário. Ótimo. Espero que apodreçam na Série B, mas não podemos contar só com isso.
É preciso olhar primeiro pra nós.
O clube imoral tinha um distintivo baseado em suas iniciais em formato de monograma em um dos cantos superiores da camisa.
REFORMULOU-SE. Mudou por um escudo redondo com 3 letras no centro. E com traços verticais no interior e inscrição nas bordas. Copiando o escudo do Coxa.
Mas não parou. Foi se atualizando. Hoje o escudo e a realidade do clube imoral são outros. Acompanhando as tendências dos grandes clubes do mundo. E o principal. Ganhando títulos. Mas foi apenas a mudança de escudo? Evidente que não. Mas se você não começar por nenhum lado, a mesmice, o marasmo vão se arrastar por anos.
A MUDANÇA É NECESSÁRIA !
Em questões de escudo, títulos e projeção, o clube imoral da Prefeitura tem uma postura diferente. Não ficou preso a meras tradições. Nas as nega, mas mudou a postura. Mudou a forma de pensar e tratar com seus adversários.
O que vejo no Coritiba, e em grande parte da torcida, é que estão presos à meras tradições e superstições que em nada fazem o clube evoluir. Isso é retrocesso. É um clube que não reage. Que contrata mal. Que não sabe fazer futebol. Não sai do lugar. Que passa ano e sai ano continua no mesmo marasmo.
A palavra é EVOLUÇÃO. E grandes mudanças começam nas pequenas atitudes.
Não podemos parar no tempo.
O pensamento do Coritiba é retrógrado.
Não podemos negar as nossas tradições, mas não podemos ficar presos à elas.
É preciso evoluir.
Que comecem as mudanças, e que comecem pelo escudo. E que junto a essas grandes mudanças, também venham as grandes conquistas também