banner

25 de nov. de 2025

É SÉRIE A

 BALANÇO 2025


Foi mais um ano difícil para a torcida coxa-branca. Um ano de decepções, eliminações prematuras e protestos em frente à SAF.


Trocas de CEO. Jogadores que foram revelados pelo clube que falavam que iam terminar a carreira aqui, abandonaram o clube no início da temporada. 


A Série B começou como um caminho para a redenção. Muitos chegaram a falar que não era interesse da SAF de que o Coxa subisse. Eu não duvido. 


E a medida que o campeonato ia se desenrolando, a torcida mesmo comparecendo e apoiando o clube como sempre, começou a perceber cedo que o elenco era limitado e não conseguia fazer boas apresentações, principalmente no Alto da Glória. E não poucas vezes frustrou a sua torcida. Foram 7 empates sem gols no Couto Pereira.


No entanto, o único ponto positivo do elenco nessa Série B foi o setor defensivo. Com uma defesa sólida, Morisco muitas vezes salvou a "pátria", e com Maicon e Jaci, o Coritiba ia se consolidando na liderança da Série B, mas sem dar espetáculo. Com um setor ofensivo inexistente, vitórias magras e até empates sem gols iam traçando o caminho de retorno do clube a Série A. 


Porém alguns momentos ficaram marcados na campanha: A vitória em cima do clube imoral lá da baixada por 1 a 0 e a festa em verde e branco que já era bonita naquele estádio construído com ajuda do Poder Público, ficou mais bonita ainda, calando 40 mil poodles. Coxa 1 a 0.

 

Durante a jornada de acesso, acredito que após a confirmação do acesso, esse foi o melhor momento na Série B. Vencer o clube imoral dentro daquele canil. 


Então o acesso veio na penúltima rodada, com um jogo feio de se ver e mais um empate sem gols no Alto da Glória, diante da equipe mineira do Athletic, que frustrou grande parte da torcida, já que toda uma atmosfera foi criada, e a torcida esperava uma vitória para garantir o título uma rodada antes do fim dentro do Couto Pereira. 


E o título veio, longe de casa. Lá em Manaus, a 2.785 km de distância por via aérea (cerca de 6 horas de voo, com escalas) e de mais de 10.000 km por terra, e uma viagem que levaria aproximadamente 6 dias de carro. 


O Coritiba venceu a rebaixada equipe do Amazonas por 2 a 1 e sagrou-se campeão brasileiro da Série B de 2025, pela terceira vez.


Foi um título muito merecido,  para a equipe que liderou maior parte do campeonato. O Coritiba chegou a liderança na 15ª rodada, vindo a dividí-la com a equipe do Goiás até a 27ª, e assumiu de forma definitiva na 28ª pra não sair mais. 


A torcida merecia. Como dizem: "Ataques ganham jogos, mas defesas ganham campeonatos".


Ficaram muitas lições. Esse elenco precisa de reforços pra disputar a Série A em 2026. O campeonato na divisão de elite, é muito diferente de uma divisão de acesso. A competição é contra grandes equipes do futebol brasileiro e da América Latina, que detém o poder econômico,  além de todo um favorecimento da mídia. Tem que haver um investimento maçico e com atletas de qualidade. Não adianta encher o elenco com volantes, mas tem que realizar contratações pontuais, principalmente no SETOR OFENSIVO, porque jogadores como DELATORRE não podem vestir o manto alviverde. Esse ataque pra Série B desse ano foi lastimável. Assistir jogos do Coritiba em 2025, era certeza que o torcedor ia passar raiva.


Que essa SAF tenha vergonha na cara e faça valer o dinheiro que dizem estar investindo e que a torcida não precise ir pra São Paulo novamente protestar em frente à sede. 


RE-colocar o Coritiba na Série A foi apenas obrigação. Não pegaram o Coritiba na Série A? Pois então: O mínimo era devolver o clube ao lugar que nunca deveria ter saído.


Feliz com o acesso e título, principalmente porque os imorais lá de baixo foram VICES, mas para 2026, é preciso muito trabalho, profissionalismo e contratações decentes para que faça uma boa campanha na Série A ano que vem, por que se continuar com essa mentalidade de contratação com pseudos jogadores e com esse estilo de jogo - RETRANQUEIRO - do TEIMOZART, na Série A, não vai dar certo. 


AVANTE COXA - MAIOR DO PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário