banner

7 de dez. de 2011

A HISTÓRIA DE CORITIBA E ATLÉTICO PR

 ATLÉTICO OU CORITIBA ?
QUEM É O MAIOR ?
No início da primeira década do século passado o Estado via nascer alguns clubes paranaenses e no 12 de outubro de 1909 nascia o - CORITIBA FOOT BALL CLUB clube esse que seria o time mais vitorioso do Estado. Mas com o passar de alguns anos um grupo de pessoas de dentro do próprio clube começou a não concordar com alguns dirigentes pela forma inovadora apresentada na época para tocar o clube e as divergências de idéias começaram a surgir e esse grupo de pessoas resolveu se desligar do Corityba F.C. e formar uma outra equipe na cidade, equipe esta denominada INTERNACIONAL FUTEBOL CLUBE. Já pelo perfil de seus fundadores, membros da alta sociedade e dissidentes de outra equipe, as vaidades não deixaram que o INTERNACIONAL constituisse uma base sólida, culminando toda essa turbulência em mais uma cisão, a qual deu origem ao AMÉRICA F.C.

Por sérios problemas financeiros e seriamente ameaçado pela Liga de Futebol Paranaense, antes que fechasse suas portas, o AMÉRICA resolveu retornar às origens, combinando uma fusão com sua antiga dicidência, o INTERNACIONAL. Mas o jogo de vaidades e interesses continuava, e um infantil impasse pela escolha das cores do novo uniforme, atrasou em 1 ano a oficialização da fusão. 
Só em 1924, depois de apaziguados os ânimos, e após 2 dissidências e 1 fusão, foi anunciado o surgimento do CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE. Como todo clube proveniente de fusão e ainda mais, com uma conturbada história, o "Paranaense" surgiu sem identidade, e a tônica de toda a sua trajetória foi sempre procurar desesperadamente alguma coisa em que pudesse se espelhar ou algo que pudesse lhe garantir credibilidade. Então qual foi a solução adotada? Copiar o símbolo de algum time que já tivesse alguma credibilidade no CENÁRIO NACIONAL e, assim, pegar carona na solidez e formar suas bases. A primeira vítima escolhida para esse "plágio velado" foi a tradicional equipe do Flamengo do Rio de Janeiro... 

Tudo bem, chega de cópias, pensavam os outros clubes e também os próprios torcedores, depois desse descarado "assalto" ao monograma do Flamengo, era hora de ser original e "CRIAR" seu próprio escudo, algo que representasse toda a essência da equipe, pois bem: 

Devidamente escorado, C.A. Paranaense começou a galgar seu caminho, andando sempre a sombra do seu maior rival. Mas de que adiantaria apenas ter um símbolo parecido? O C.A. Paranaense precisaria impôr respeito dentro de campo, então, o jeito seria copiar o uniforme completo! 

Talvez você possa me dizer: “Isso tudo é um exagero, é conversa de coxa-branca, é um absurdo, são apenas coincidências... Será? Vamos dar uma olhada na história do uniforme nº 2!

O pior de tudo isso é que, de uma tentativa de criar uma personalidade que nunca teve, o C.A. Paranaense terminou por amargar uma crise de identidade quase cômica, fato este facilmente observado nos idos de 1973, quando, ao ver seu maior rival (e genitor) CORITIBA se consagrar Campeão do Torneio do Povo (TORNEIO NACIONAL QUE REUNIA OS TIMES COM MAIORES TORCIDAS ), e desesperado não sabia nem mais qual era o time carioca do qual havia "tentado" roubar toda a personalidade. Foi nesse ano que o C.A. Paranaense lançou seu "novo" uniforme. 


E assim, aos trancos e barrancos, almejando sempre se tornar superior ao rival CORITIBA, entre uma crise de identidade e outra, enfim, o C.A. Paranaense conseguiu sua melhor colocação em um campeonado de nível nacional, ficando com a 3ª Posição do Brasileiro de 1983, igualando o CORITIBA, que já havia chegado na mesma posição em 79 e 80. 
Pronto; pensaram, conseguiram enfim a personalidade que queriam! Mesmo sem nunca em toda existência terem conseguido um TRI-CAMPEONATO PARANAENSE, aquele 3º lugar no brasileiro os colocava definitivamente como um grande clube, capaz de fazer frente ao eterno rival e espelho! 
Tudo isso pode não ter dado realmente a identidade que "eles" tanto buscavam nesses quase 60 anos, mas seguramente serviu para confirmar de vez a postura arrogante e "mascarada" que vinha desde a época de INTERNACIONAL
Não é de se estranhar que o seu mascote é um cartola (figura típica da aristocracia), e seu apelido em toda a história sempre foi "Pó-de-arroz" (uma alusão notória à impáfia sempre predominante). Aliás, nem isso escapou da obsessão carioca e da falta de identidade crônica do C.A.Paranaense. O time que já usava o monograma, escudo e camisa plageados do Flamengo, e que chegou a ter um uniforme com o desenho do Vasco, não poderia jamais ter criado um mascote próprio. Desta feita, a vítima da vez foi a vez do Fluminense "ceder" sua identidade e como não tinham originalidade na falta de um mascote, o clube fotocopiou então o mascote do próprio Fluminense. 

Oitenta anos depois, o cartola foi substituido por um poodle, devidamente caracterizado no novo escudo do clube, na figura abaixo, pois o canino é mais "fashion". 

Mas daí veio a tragédia! Como um balde de água fria, em 1985, o grande rival, genitor e eterno espelho, o CORITIBA, levantava então a taça de Campeão Brasileiro, deixando aquela rélez 3ª colocação "deles" de 1983 próximo do nada, do lixo, do desprezível! 
Isso sem mencionar que no Brasileiro de 1985 "eles" não sabiam nem aonde estavam, pois não disputaram nem a Série A daquele ano e nem a Série B, caracterizando assim ser um "time fora de série".

Agora era questão de honra, superar o mestre deixou de ser um desafio, pra ser todo um objetivo de vida. Azar da origem, da cultura, das raizes, sei lá, da busca de uma identidade própria, dali em diante tudo que o C.A. Paranaense queria era superar seu grande rival e tentar mostrar que o discípulo poderia ser melhor, custasse o que custasse. A falta de personalidade e auto estima da equipe que até no apelido do estádio estava por baixo (Baixada), chegava às margens do ridículo! 
Para tentar recuperar o moral, resolveram fazer um "novo" uniforme novamente, algo que não precisasse de mais mudanças, algo definitivo. Foi aí que, em meados de 1988, sua diretoria decidiu não copiar mais o desenho de um clube Brasileiro, decidiu inovar, melhorar, e agora copiar o uniforme de um time  internacionalmente conhecido! O MILAN...
Camisa do Milan em meados da década de 80

Até a Revista placar confirma o plágio e a tentativa do clube paranaense tentar ser grande 


A INVEJA era tanta, que a dor de ver aquela estrela dourada pairando sobre o Escudo Alviverde do CORITIBA lhes fazia esquecer de tudo, até de si próprio. A torcida rubro-negra deixou de ter vida, eram como "ZUMBIS" que necessitavam de derrotas do rival para sobreviver. Era como se cada ponto perdido pelo CORITIBA lhes desse mais alguns dias de fôlego de vida nessa marcha tétrica e sombria. 
A obscessão era tamanha que nem mesmo sua própria história (mesmo que conturbada) importava mais. Largaram mão de tudo, de todo um passado, jogaram na valeta mais de 70 anos de história e na tentativa de ver algo próximo do grande rival, decidiram fazer o que mais sabem, o que mais fizeram em toda sua trajetória... COPIAR !

Alguém seria capaz de "ao menos tentar" justificar a troca de um símbolo em formato de escudo, apenas com um monograma em um dos cantos superiores por um símbolo redondo, com 3 letras no centro ? E com traços verticais no interior e inscrição nas bordas? Pelo menos tiveram o "bom-senso" de não copiar as cores... menos mal... 
E para espanto e surpresa de todos, eles apelaram até para o uniforme do maior rival
INACREDITÁVEL


 

Alguns até poderiam dizer que talvez fosse maldade dos coxas e injustas tamanhas acusações. Será ?
Na década de 60 Arion Cornelsen para angariar fundos para a Conclusão do Estádio Belfort Duarte lança a CAMPANHA CORI GIGANTE.

Depois de muitos anos, para a conclusão do seu meio estádio, o que a falta de criatividade faz o time do fim da rua "criar" ? COPIAR ORAS...



 

Bom, e mais uma vez, como quando resolveram copiar a camisa milanesa, o fator psicológico de acreditar que ERAM GRANDES, deu resultado, muito embora, desta feita, esse "fator psicológico" teve grande ajuda de "artifícios" externos, como escândalos envolvendo arbitragens e outras coisas que somente Nicolau Maquiavel seria capaz de justificar. 
Enfim, no final de 2001, beneficiado por um regulamento que lhe permitiu jogar todas as partidas da fase final em casa e em turno único, o C.A. Paranaense acabou chegando na final contra o fraco SÃO CAETANO, que já era  conhecido por sua sina de eterno vice e que apresentou um futebol de qualidade duvidosa nas finais e mesmo não tendo uma torcida numerosa, cedeu com muita tranquilidade o título nacional de toda a história do C.A. Paranaense no Estádio Anacleto Campanella que não chegou receber mais de 20 mil torcedores.

 Na comemoração do título, tudo que se ouvia eram alusões ao grande rival e genitor! A palavra COXA era mais ouvida do que o próprio nome do time do lado baixo da cidade! Mas era compreensível, afinal de contas, a meta de uma vida era alcançada, enfim, o discípulo conseguia se igualar ao mestre. 
Ao menos na aparência, pois a vantagem em campeonatos locais, o título internacional, a vantagem em confrontos diretos, o hexa-campeonato estadual, ter mais partipações na nossa Copa do Brasil e SER O RECORDISTA MUNDIAL DE VITÓRIAS CONSECUTIVAS eram metas impossíveis de serem ao menos igualadas. 
E como sempre, e como em toda sua história, o que valia para o C.A. Paranaense era a aparência (parecer com o Flamengo, Fluminense, Milan, e por fim parecer o CORITIBA), portanto não custava nada mudar um pouco a "aparência" de seu novo escudo e ostentar ali uma "ESTRELA MENOR", "ESTRELA PRATA", como se independente das aparências fosse mesmo louvável um título de 2ª divisão conseguido entre os percauços da trajetória, mesmo levando um sonoro 3 X 0 na fase final do maior rival. 
 
E assim imaginou, repito, imaginou o C.A. Paranaense ter superado o rival e genitor CORITIBA, e realmente superou, em APARÊNCIA, pois seu "novo" escudo PARECE MELHOR, pois tem mais adereços, como se a quantidade de bananas que a Baiana levasse em sua cabeça importasse mais do que a qualidade! 

Além do mais aquela "ESTRELA PRATA" nunca se viu no pavilhão das grandes equipes do Futebol Brasileiro que também estiveram na Série B e conquistaram o acesso.
No entanto aquela ESTRELA PRATA ali foi
colocada em alusão a conquista da 2ª divisão indicando a grandeza do time, ou seja; um time de SEGUNDA DIVISÃO. 

CONCLUSÃO
Definitivamente, o maior dos méritos é a humildade, palavra essa que a maioria dos FALACIANOS não sabem usar, nem sabem o seu significado porque essa palavra definitivamente não existe em seus dicionários. 
Humildade é também fazer de suas virtudes um orgulho, de suas conquistas um objetivo, da sua vida um história. Em escudo de clube nenhum no mundo, por maior que ele seja, caberiam tantas estrelas que pudessem simbolizar o número de conquistas que o grandioso CORITIBA FOOT BALL CLUB conquistou ao longo de sua história! 
Da mesma forma que a humildade alviverde não permite ficar comemorando de forma exaustiva e chata todas as glórias de um passado com mais do que uma simples (mas significativa) estrela dourada no peito, o orgulho de ser grande como é o CORITIBA não permitiria jamais que a obrigação de estar no nível mais alto do futebol brasileiro tornasse essa conquista (como um título de 2ª divisão) em uma glória, suposta glória essa comemorada apenas por times medíocres e pequenos.
Então conclui-se que primeiro para ser grande, é preciso ter raizes sólidas, que irão fortalecer seus princípios, sua moral, para depois disso lutar por objetivos claros e, acima de tudo, honrados. 
Com uma história belíssima, sendo o grande pioneiro do futebol paranaense, sem fusão, berço inclusive de outras equipes, com o Maior Estádio do Estado, construido com RECURSOS PRÓPRIOS, maior ganhador de títulos locais, E A MAIORIA DELES EM CIMA DO MAIOR RIVAL, maior ganhador em sequência de campeonatos estaduais, único HEXA-CAMPEÃO DO ESTADO em atividade, RECORDISTA MUNDIAL DE VITÓRIAS, com 2 títulos nacionais, 2 NACIONAIS DA DIVISÃO DE ACESSO(o que não inferioza o clube de forma alguma, pois mostrou sua força e poder de reação mesmo estando momentaneamente no fundo do poço, no entanto, depois de tudo que ocorreu, deu a volta por cima contra tudo e contra todos), vencedor de diversos torneios nacionais, mais participações na Copa do Brasil, PRIMEIRO PARANAENSE A DIPUTAR LIBERTADORES E PRIMEIRO PARANAENSE A SER FINALISTA DA COPA DO BRASIL, e sempre com média de público maior que o rival, valendo aqui aquele velho ditado: “Torcida se mede dentro de estádio...”, único time da Capital a JAMAIS CAIR PARA UMA SÉRIE B DO PARANAENSE, e se tivesse caído, VOLTARIA NO CAMPO, NÃO PELA PORTA DOS FUNDOS, POIS NÃO SOMOS GIGOLÔS DO PODER PÚBLICO - E único time do Paraná a ostentar uma conquista internacional, o CORITIBA, é indiscutivelmente insuperável, ou mesmo INIGUALÁVEL E IRREFUTAVELMENTE O MAIOR TIME DO ESTADO DO PARANÁ
Ao contrário do que os outros  pensam, o dinheiro (limpo ou não), pode trazer muitas coisas imediatas, mas não é capaz de construir uma história de luta, superação, honra e conquistas! 

O MAIOR DO PARANÁ


RESUMO: Time Falsificado e que vive de plágio de times grandes, é time sem historia, sem tradição e invejoso, por isso sempre será a segunda força  do Estado e sempre terá uma torcida menor, pois ostenta com orgulho no peito uma estrela prata.  É sabido que  não é plágio, nem patrimônio que fazem um time grande, mas sim sua história, construídas sobre os alicerces da honra, da dignidade e da coragem e sem dúvida alguma, o que faz um time grande, são suas conquistas imortalizadas ao longo da história e principalmente se essas conquistas forem em cima do seu maior rival. 
Além disso o CORITIBA conta com sua gigantesca, fiel e apaixonada  torcida, a maior do PARANÁ. Todas essas coisas encontramos no time e na Torcida do Coritiba, porque time que vive numa baixada, nunca chegará lá ! No Alto de Tantas Glórias !    

Inspirado no texto de Luiz Berehulka - 06/2004, porém repaginado e atualizado por Fernando Maio

12 comentários:

  1. MAGNÍFICO , MERECE UM "OSCAR" , MUITO BEM RETRATADO.

    ESPERO QUE DEFENITIVAMENTE , OS POODLES CAIAM NA REALIDADE.

    CORRAM ATRAS , MAS NUM VÃO CHEGAR A SER " UM CORITIBA " .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZEZO COXA, obg pela visita e pelos comentários...

      Seja sempre bem vindo, um grande abraço

      Fernando

      Excluir
    2. Volto aqui depois de um tempo neste lixo de blog, que provavelmente já deve estar abandonado e dizer para vocês enfiarem esse texto no cu! Texto cheio de argumento de criança...Qyero dizer pra vocês que no futebol, o que interessa de verdade não o escudo, não é o uniforme,não é o mascote e também não interessa se clube nasceu de fusão,(o que não desmerece a gente em nada) o que interessa é bola em campo, que ao contrário do meu time, o teu time não mostra. Nosso objetivo nunca foi se tornar essa merda de time de vocês, até porque sempre sonhamos alto e como vocês sabem, depois de muito planejamento e trabalho suado, ganhamos uma Sulamerica e uma CB...Para infelicidade de vocês hoje nós somos o maior time do estado do Paraná...Enquanto vocês são um bando de fracassados que não conseguem ganhar nada e não conseguem parar na primeira divisão.Vocês querem falar de inveja mas ao invés de estar cuidando do próprio time fica escrevendo asneiras sobre outro os outros. Pois é, o mundo da voltas né... Vocês enchiam a boca pra falar do furacão, mas se foderam, morreram pela boca e podem falar que tem mais estaduais e mais atletibas, não estamos nem aí para isso, não estamos nem ai pra vocês,isso pra gente é migalha. DALHÊ FURACÃO O MAIOR DO PARANÁ.

      Excluir
    3. Quem nasce na baixada jamais chegará ao alto da glória, é isso que vocês que tão gritando aí embaixo? HAHAHAHAHAHAHAHA...

      Excluir
    4. Vocês acusam a o Athletico de fazer aquilo que vocês fazem que é ficar pensando no rival, em 2001 ninguém lembrava que o coxa existia assim como hoje em dia. A maior torcida do estado do Paraná a muito tempo antes de você escrever essa merda de texto, é a do Athletico, e também é a mais presente em campo, recosdista em todos os estádios de Curitiba.Ou seja, hoje somos maior que vocês em tudo... financeiramente,maior na torcida e somos maior no futebol. Maior tocida hahahahahahaha...coitados.

      Excluir
  2. Leandro Vargas aqui POODLE não tem vez, ainda mais qdo se apresenta como uma cadela no cio e sem educação.

    A partir do momento que vc É MAL EDUCADO e vem me xingar aqui no meu blog, a mim é dado o direito por vc mesmo, para que eu haja no mesmo tom.

    Então vamos para a devida resposta.

    ResponderExcluir
  3. CAP > Quase campeão da Libertadores !
    KKKKKK, cara eu vou te dar um conselho, muda a ração que ela tá afetando teus neurônios, isso se cadela tem neurônio, pq poodle só diz sandice.

    Quem no mundo, comemora "quase" seu animal ?
    Quem no mundo comemora vices ?

    CAP> Quase foi Bi Brasileiro !
    Quaaaaaaase ? Vc bateu com a cabeça no asfalto ou arrancaram teu rabinho de cadela e afetou o pouco de cérebro que vc tem ?

    Qual torcedor ou TIME no mundo comemora "QUASE"

    Por algum acaso, vc já viu algum torcedor qdo foi "QUASE" CAMPEÃO, sair gritando PELAS RUAS A PLENOS PULMÕES, QUASE FOMOS CAMPEÕES, QUAAASEE, SOMOS VICE, SOMOS VICES ?

    Esses falacianos com seus disparates não tem fim, eles acreditam que são grandes, só eles acreditam nisso, mais ninguém.

    CAP > Mais Participações em Libertadores
    KKKK, uma a mais ?
    De qual LIBERTADORES vc está falando exatamente ?
    De 2000, qdo caíram nas oitavas ?
    2002, qdo NÃO PASSARAM DA PRIMEIRA FASE e terminaram com SALDO NEGATIVO DE MENOS 5 ?
    Ou 2005 e a final mais vexatória da HISTÓRIA DA LIBERTADORES, que caíram de 4 e terminaram também com SALDO NEGATIVO ?

    CAP > Time mais rico
    E pq não terminam sozinhos a MEIA POCILGA, mas precisam do GOVERNO ? Isso não é engraçado ?

    CAP > Mais patrimônio
    Qual o CT que foi empenhando mesmo o MCP promentendo que não ia empenhar antes de ser eleito ?

    Ou a Arena ? Ela é mais da PREFEITURA e do GOVERNO que dos atleticanos, ou vc não sabe que uma mão lava a outra ?
    Sabia que foi feito um acordo entre CAP > PREFEITURA e GOVERNO pra investir dinheiro na ARENA e concluí-la após terminada tanto PREFEITURA qto GOVERNO vão poder usar a Arena qdo bem entenderem para seus eventos ?

    Bom qto a Brasileirão, Paranaense, atleticano algum não tem moral nenhuma pra falar nada, já que são fregueses do COXA em ambos os torneios.

    COPA DO BRASIL ?
    Já passaram das 4ªs alguma vez na vida ?

    Nós nos contetamos com estaduais ?
    E o CAP pode comemorar oq fora do Estado ?
    LIGA DOS CAMPEÕES ? COPA DA UEFA ? LIBERTADORES ? Algum título de expressão ?

    Nós nos contentamos com estaduais e vcs se contentam com oq ?
    Em serem saco de pancadas do COXA ?

    Parabéns continuem assim.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto vc não tiver EDUCAÇÃO, não sou obg a dispensar EDUCAÇÃO para com sua pessoa, por isso vou responder na mesma moeda e seus comentários serão excluídos e toda vez que vc vir aqui dizer MERDA, será refutado.
    Aqui POODLE não se cria !

    Agora volta pra casinha.... CHISPA

    ResponderExcluir
  5. como voces torcedores do coxa tem inveja, soh pra ter uma base, pra vcs ser bi vice da copa do brasil eh festa mas menospresa a Libertador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se vc não viu, tenho neste Blog também um ARTIGO ESPECIAL sobre a suposta "inveja" que vcs dizem que NÓS COXAS, teríamos de vcs. Bom, mais uma PÉROLA do mundo RUBORIZADO, mas para ser CURTO E GROSSO, É IMPOSSÍVEL ter INVEJA de quem é INFERIOR.

      Segundo, não vejo COXA comemorando vice, pq para nós foi FRUSTRANTE, pq nas duas edições as condições eram amplamente favoráveis ao título, mas não veio, pelos fatos que TODOS nós sabemos, não preciso me delongar sobre isso.

      Agora TIME PEQUENO, MEDÍOCRE, se contenta com pouco mesmo, tanto que falam até hoje deste vice, SENDO O ÚNICO CLUBE NO MUNDO A COMEMORAR VICE-CAMPEONATO.

      O CORITIBA NÃO PASSOU DA PRIMEIRA FASE DA LIBERTADORES ?
      E O CAPequeno ? Também não passou da PRIMEIRA FASE EM 2002 e daí poodle vai falar oq ?

      E aonde está escrito que passar da primeira fase É SINÔNIMO que o TIME´É GRANDE, que é MAIOR QUE SEU MAIOR RIVAL, pq ele não passou ?

      Passar da primeira fase, dá o direito de bordar uma estrela na camisa também ?rs

      Percebam como vcs poodles se contentam com pouco. TIME MEDÍOCRE E PEQUENO age desta forma.

      Saudações Alviverdes !

      Excluir
  6. muito bom esse blog,sou flamenguista e sempre quis entender de onde vinha a origem dessa ''criação''do escudo do Atletico PR(alias não so escudo,uniforme e tudo,so nunca tiveram e nunca terão um ZICO rss)parabens ao autor do blog,cultura nota 100,lembro na epoca em que eu tinha um album de figurinhas do campeonato brasileiro não me lembro bem de que ano era e via aquele escudo do Atletico Pr igual ao do Mengão e quase infartava rss...

    ResponderExcluir