banner

26 de ago. de 2011

CORITIBA FOOT BALL CLUB - SUA HISTÓRIA

O Coritiba Foot Ball Club é um dos clubes mais populares do Brasil com sede em Curitiba no Estado do Paraná. Popularmente chamado de Coxa, o clube foi fundado em 12 de Outubro de 1909, por alemães.

JOVENS FUNDADORES DO CORITIBA

No ano de 1909, diversos jovens se reuniram no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein. Em uma das reuniões de setembro a atenção de todos estava voltada para Frederico Fritz Essenfelder, importante membro do grupo, que apareceu no local com uma bola de couro na mão. Após alguns cabeceios e embaixadas, Essenfelder apresentou o objeto aos colegas, explicando que se tratava de uma bola de futebol.
O grupo de jovens se encantou com o novo esporte e passou a promover partidas entre eles no campo do Quartel da Força Pública. Em pouco tempo, todos estavam completamente apaixonados e decidiram fundar um clube para a prática do futebol, primeiramente chamado de Coritibano Football Club. A fundação ocorreu no antigo Theatro Hauer, na noite de 12 de Outubro de 1909.
 Primeira partida

No dia 23 de outubro de 1909, onze dias após a sua fundação, foi realizada em Ponta Grossa, a primeira partida oficial do CORITIBA. O time adversário era o Clube de Foot-ball de Tiro Pontagrossense, formado por ingleses e funcionários da American South Brazilian Engineering Cia que trabalhavam na estrada de ferro de Ponta Grossa. A partida terminou 1 x 0 para os donos da casa com gol do Elias Mota.
O time base do CORITIBA naquele primeiro confronto era formado pelos próprios fundadores do Clube: Artur Hauer, Alfredo Labsch, Leopoldo Obladen, Robert Juchsch, Carlos Schlender, Fritz Essenfelder, Carl Maschke, Waldemar Hauer, Rudolf Kastrup, Adolpho Müller, Emílio Dietrich, Erothides Calberg e Arthur Iwersen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário