banner

27 de jan de 2015

HONREM NOSSAS CORES


A CAMISA DO CORITIBA É VERDE E BRANCA ! 

A CAMISA DO CORITIBA - HISTÓRIA 


As cores verde e branca na camisa do CORITIBA, são em homenagem à Bandeira do Paraná, ou seja um clube que valoriza as cores do nosso Estado, sendo um clube tipicamente paranaense e pioneiro, não oriundo de fusão.

A camisa número 1 do Coritiba tem a cor branca e duas listras horizontais na cor verde, no peito, tendo ao centro o emblema do Clube. Mas nem sempre esta camisa, que atualmente é a número 1, foi o principal uniforme.

Na década de 60 o atual modelo número 1 era considerado a terceira camisa do Coritiba. O uniforme principal era uma camisa toda branca, com o emblema na altura do coração.

Na época a camisa número 1 usada hoje, era a terceira camisa, com as duas listras verdes horizontais e era usada apenas nos jogos interestaduais ou internacionais. Com o tempo, os jogos com agremiações de outros estados começaram a ficar mais freqüentes então, a tradicional camisa do Coritiba(Nº1) começou a ser usada constantemente e virou marca do Clube por todo o país, tornando-se definitivamente a camisa número 1 do Coritiba.



A JOGADEIRA

Como é chamada carinhosamente, a camisa número 2 do CORITIBA, tem listras  verticais verdes e com o escudo na parte superior esquerda do peito.

A camisa número 2 do CORITIBA, já foi a número 1, mas desde que o clube adotou a camisa toda branca com listras horizontais verdes, como sendo a principal, a tradicional camisa listrada(a jogadeira), passou a ser o uniforme número 2.


Apesar de com o tempo a jogadeira ter ficado com o posto de uniforme número 2 no clube,  nem por isso ela deixou de estar presente em momentos decisivos na história. O título do Brasileiro de 1985 foi conquistado com a camisa modelo 2, e  que por causa deste título ficou conhecida entre os jogadores como a camisa “Jogadeira”.



Em 1985, foram oito partidas em que ela foi usada, que resultaram em cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Foi com a camisa número 2 que o Coritiba venceu o Santos no último minuto, com gol de Lela e garantiu vaga na segunda fase; venceu o Atlético-MG nas semi-finais e conquistou o campeonato diante do Bangu, no Maracanã.



E se a camisa modelo 1 é responsável por ser uma MARCA ÚNICA do Coritiba, a camisa 2 tem todo um carisma que leva além de nossas fronteiras uma marca forte, traduzida em suas listras, nas cores verde e branca. 


Não importa se as listras verdes, são horizontais ou verticais, o que importa é o que diz o hino, “tua camisa alviverde para sempre hei de amar”

O CORITIBA É ALVIVERDE !

RESPEITEM NOSSA HISTÓRIA ! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário