banner

6 de set. de 2011

TORCIDA DO CORITIBA - PEQUENO HISTÓRICO

Além de ser um dos clubes mais tradicionais do Estado, a torcida Coxa Branca é também uma das mais tradicionais do Paraná. Já em 1939 Pinha (Luis Vila), ex-goleiro do Coxa, criou a primeira torcida organizada do Estado do Paraná, que contava com batucadas e cantos de incentivo, se diferenciando das rivais.

Antes de falar sobre as torcidas convém mencionar uma figura que merece destaque pois fez parte dessa tradição coxa sobre as torcidas, era a mascote do CORITIBA, uma cachorra que se chamava "Girl".
"GIRL" era o nome da mascote coxa-branca nos idos dos anos 70. Ela entrava em campo amestrada e devidamente vestida com as cores do Verdão e conduzia entre os dentes uma flâmula do CORITIBA. Era um ornamento a mais naquelas tardes de domingo.

AS TORCIDAS MAIS TRADICIONAIS
 
MUC - Movimento Unido Coritibano, a maior torcida do Paraná na Década de 70.

LEVIR CULPI SAÚDA A TORCIDA EM 1972
1973 - TIME SAÚDA A TORCIDA - INCRÍVEL O Nº DE BANDEIRAS NO 3º ANEL



A Torcida Jovem 
(Grêmio Recreativo Torcida Jovem)

Fundada em 17/04/1977, é a mais antiga torcida organizada do Paraná, participando ativamente do dia-a-dia do Verdão e fazendo a festa nas arquibancadas do Alto da Glória a cada partida.


ULTIMA VEZ QUE FOI COLOCADA A FAIXA DA TORCIDA 
CORITIBA X MARÍLIA EM 2007

A Torcida Império Alviverde fundada em 2 de outubro de 1977
Ano de 1979



ANOS 80
1995
NO PINHEIRÃO ANOS 90


A Torcida Mancha Verde criada em 1984

 
Em 1986 e 2004 estiveram presentes, pela Copa Libertadores da América, em todos os países no qual o CORITIBA disputou o torneio, tais como Peru, Paraguai e Argentina. Sua principal torcida organizada hoje é a IMPÉRIO ALVIVERDE e também a MANCHA VERDE que teve seu auge nos anos 80 e começo dos anos 90..

Os torcedores ainda compareceram nos 10 jogos do time na cidade de JOINVILLE, durante a severa punição imposta ao clube pelo STJD, levando um total de 33.156 torcedores e com uma média de 3.315 pessoas por jogo mesmo jogando 130 quilômetros longe de Curitiba demonstrando que a força e o amor pelo clube não tem limites.

Tradicional em todo o Sul do Brasil, em pesquisa realizada entre 1993 à 2010 pelo INSTITUTO DATAFOLHA, a torcida coritibana é apontada como a MAIOR DO ESTADO DO PARANÁ e a 3º MAIOR DO SUL DO PAÍS. Outra recente pesquisa feita pelo IBOPE EM 2010, aponta o clube paranaense como tendo a 4º maior média de público no país. A torcida COXA-BRANCA possui as maiores médias de público, e maior público pagante dentre os times paranaenses em campeonatos estaduais e nacionais. No estadual, o CORITIBA possui a maior média em 11 dos últimos 17 anos (1994 á 2010).

A torcida do CORITIBA também ficou conhecida por realizar no COUTO PEREIRA no ano do Centenário do Clube, um dos espetáculos mais belos do futebol, que ficou conhecido como o Green Hell (Inferno Verde) que levava os torcedores a inovarem em shows de pirotecnia, fumaça, papel e luminosos, seja durante a noite ou dia.

No entanto, devido ao Estatuto do Torcedor tais espetáculos foram proibidos nos estádios de futebol.
Evidentemente o time do CORITIBA já teve inúmeras torcidas com outros nomes e ainda tem, tais como "Dragões Alviverde, Povão Coxa-Branca, Cornetas do Fosso, Coxaceiros, ONG Coritiba Eterno, A Turma do Vô Coxa, Coxa Metal, Movimento Cori Ação", entre outras, ao longo dos anos. No entanto esse blog fez uma referência apenas as mais tradicionais durante esses anos todos.
Fonte para pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coritiba_Foot_Ball_Club
NOTA DO BLOGUEIRO
Presidentes, dirigentes e atletas mercenários passam. Mas por gerações e gerações os torcedores organizados ou não estarão sempre ao lado do clube. Presidentes abandonarão o clube, nunca mais pisarão no Estádio, e terão a audácia em dizer que foram traídos e o Coritiba não fará mais parte de suas vidas quando o clube não lhe der mais o status ou retorno que pensavam. Isso a história já nos mostrou várias vezes e o torcedor permanecerá ao lado do clube.
O torcedor é a razão da existência deste clube, o resto são detalhes, o torcedor é quem sofre e chora nas derrotas e sorri nas vitórias; este deve ser sempre exaltado e respeitado, pois está AO LADO DO TIME, independente da situação. O torcedor  viaja, apóia, canta, chora, ama, sofre, grita, sorri e está SEMPRE ao lado do clube e esteve no momento mais difícil da história desse clube, quando fomos punidos com a MAIOR PENA JÁ SOFRIDA NO FUTEBOL BRASILEIRO. Somos conhecidos pelo nome; “TORCIDA QUE NUNCA ABANDONA”. PARABÉNS TORCEDOR COXA !

por Ferando Maio da Silva

Um comentário: