banner

8 de set. de 2011

HISTÓRIA - CORITIBA E O TRI QUE NÃO VALEU

Ao centro com o gorro,  Miguel Checchia o estrategista, político habil e astucioso abraçado por Bequinha do lado direito e Julinho lado esquerdo com as faixas do Tri-Campeonato que acabou não valendo.
De chapéu ao lado de Bequinha o mestre Cecílio conforme retrata a revista.

O CAMPEONATO PARANAENSE DE 1961

Era a 47ª edição do torneio que começou no mês de Abril de 61 e teve a participação de 37 agremiações superando até então o número de inscritos de edições anteriores e foi dividido em três grupos ou zonas como era conhecido na época.

OS GRUPOS
No grupo "ZONA SUL" havia 15 times enquanto no grupo "ZONA NORTE NOVO" havia 12 agremiações e o grupo "ZONA NORTE VELHO"  (ou Setentrião) foi disputado por 10 equipes. Em cada grupo houve uma disputa interna para definir um campeão.

A competição que começou no mês de Abril de 61 só terminou no segundo semestre de 1962 com uma curiosidade interessante - o campeonato de 1962 já havia começado no entanto o campeão de 1961 ainda era uma incógnita.

Tal mistério se deu, devido a disputa que ocorreu nos tribunais para definir o campeão da Zona Sul entre CORITIBA e Operário Ferroviário de Ponta Grossa.

Resultado Final Zona Sul

CORITIBA(campeão do turno) e o Operário F. E. C. (campeão do returno) disputaram as finais do grupo entre novembro e dezembro de 1961, sendo que o CORITIBA, em campo, FOI O CAMPEÃO por saldo de gols, porém, a disputa foi para o STJD porque o COXA utilizou um jogador de forma irregular e no “tapetão” o Operário sagrou-se campeão.

As partidas entre CORITIBA e Operário


1ª partida - Estádio Belfort Duarte ocorreu em 26/11/61
CORITIBA 0 X 2 Operário 

2ª partida - Ponta Grossa
Operário  1 X 1 CORITIBA

3ª Partida - Durival de Brito
CORITIBA 3 X 0 Operário
Gols: Oda(2) e Gauchinho

4ª partida - Durival de Brito ocorreu no dia 17/12/61
CORITIBA 1 x 1 Operário 
Gol Coritiba Miltinho


A partida foi para a prorrogação e terminou empatada sem gols e o CORITIBA foi declarado campeão pelo saldo de gols.
Apos a decisão o Operário entrou com uma ação no STJD contra o CORITIBA por ter usado o jogador AGAPITO de forma irregular ganhando a disputa nos Tribunais.

Resultado Final Zona Norte Novo
Neste grupo os times do E.C. Comercial e o Mandaguari E.C. fizeram os jogos decisivos entre dezembro de 1961 e janeiro de 1962, sagrando-se campeão o Esporte Clube Comercial.

 

Resultado Final Zona Norte Velho

Neste grupo os representantes das cidades de Jacarezinho e Santa Mariana fizeram as finais, sendo campeão a A.E. Jacarezinho.

FINAIS

O CAMPEÃO - Esporte Clube Comercial
As três equipes vencedoras de cada grupo disputaram, como segunda fase, as finais do campeonato de 1961.
 
Operário Ferroviário Esporte Clube foi o campeão pela Zona Sul; enquanto, Esporte Clube Comercial foi o  campeão pela Zona Norte Novo e Associação Esportiva Jacarezinho foi campeão pela Zona Norte Velho.
As equipes disputaram as finais do campeonato paranaense de 1961 entre agosto e setembro de 1962. Sagrou-se campeão daquele ano o Esporte Clube Comercial de Cornélio Procópio ficando com o vice o Operário. 

O artilheiro do campeonato foi o atleta Marinho do Guarani, com 22 gols anotados. 

Foto: Revista CORI GIGANTE Nº5 de 1970

Nenhum comentário:

Postar um comentário