banner

29 de jan. de 2012

CORITIBA: Taça Akwaba (Abdian/Costa do Marfim): 1983



No ano de 1983 o CORITIBA foi convidado para disputar um torneio na Africa que reuniu as seleções da Costa do Marfim e da Bulgária, além de dois clubes locais: Africa Sports e Mimosa e regressou ao Brasil com o título conquistado na África, de forma invicta.
O time do Verdão que conquistou a Taça Akwaba contava com: Jairo; Djalma Braga, Aílton, Gardel e Joel; Ednaldo, Mário Sérgio e Ronaldo; Lela, Reinaldo e Luisinho. O técnico era Bolão, que já é falecido.


O Coritiba decidiu o torneio contra o Africa Sports; um combinado de jogadores sub-23 de países africanos, montado para incentivar o esporte no continente, após ter vencido a seleção da Bulgária por 2x0, dois dias antes. Na final, o Cori ganhou por 6x2, e Lela marcou três gols.

Um dos artilheiros do torneio foi Lela que também acabou virando ídolo da torcida africana. Diz a história que os africanos ficavam gritando: "Le-La, Le-La, em coro, o tempo todo. Quando Lela fazia aquelas caretas quando marcava os gols, a torcida ia à loucura. Virou mania lá na Costa do Marfim imitar a careta do Lela e sua forma de comemoração foi destaque nos jornais locais.


O torneio aconteceu na cidade marfinense de Abdijan,  e foi patrocinado por um milionário do país que era dono do hotel onde o Coritiba ficou hospedado. O "patrocinador" pagou ainda uma viagem ao time para as Ilhas Canárias, como prêmio pelo título.
Porém, antes da "viagem prêmio", o Coritiba foi
desafiado pelos búlgaros, que não haviam se conformado com a derrota por 2x0. Coxa e Bulgária foram então fazer um amistoso tira-teima na cidade de Bouaque, também na Costa do Marfim, e o jogo terminou empatado em 1x1. 
 "Voltamos invictos de lá", disse Jairo, que foi o capitão alviverde na excursão. 


JOGOS QUE GARANTIRAM O TÍTULO DO TORNEIO AO CORITIBA

•    15/02/1983 - Coritiba 2 x 0 Bulgária
               • Local : Abdijan (Costa do Marfim)
               • Gols do Coritiba: Reinaldo (2)


•    17/02/1983 - Coritiba 6 x 2 Africa Sports
               • Local: Abdijan (Costa do Marfim)
               • Gols do Coritiba: : Lela (3), Souza(2) e Reinaldo

           
    19/02/1983 - Coritiba 1 x 1 Bulgária
               • Local: Bouaque (Costa do Marfim)
               • Gol do Coritiba: Lela 

Fonte: Helênicos do Coritiba

2 comentários:

  1. Legal Sérgio, se tiver algum material, fita, vídeo e quiser compartilhar com o blog, fica a vontade.

    Abçs e obg pela visita.
    SAV

    ResponderExcluir