banner

8 de fev. de 2012

CORITIBA: O Mascote do Coxa


A HISTÓRIA DO MASCOTE
Max Kopf

Tido por muitos como uma referência ao fato de o Coritiba ser o clube mais antigo do futebol paranaense, muitos pensam, que esse seja o motivo do Coritiba ter como mascote a figura de um velhinho, porém esta versão, está errada, mas que com o passar dos anos acabou sendo adotada de forma geral no Brasil.

No entanto poucos sabem que o mascote do Coritiba representa um personagem real, o velho Max Kopf, torcedor-símbolo da equipe alviverde.
Max Kopf morava na Rua Mauá, a uma quadra do Couto Pereira e não faltava a nenhum jogo. Considerado uma espécie de amuleto do time alviverde, quando chegava ao estádio era saudado efusivamente por amigos e torcedores. 

Após a Morte de Max Kopf em setembro de 1956, fez com que o presidente na época Aryon Cornelsen, promovesse um concurso de desenhos para eleger o que melhor representasse a novo mascote do clube, um velhinho com cachimbo. 
Porém o Mascote só passou a ser oficial a partir de 1957, contendo o cachimbo, porém com o passar dos anos, devido a má influência exercida pelo cachimbo nas crianças, aos poucos, a figura do Mascote foi deixando de aparecer com o adereço e o cachimbo sumiu.

Nas gravuras abaixo, criadas por Cesar Marchesini, do Jornal, "A Folha de Londrina" foram produzidos figuras do mascote, especialmente para um suplemento que homenageou o clube no Robertão.

  


ALGUMAS FIGURAS DO MASCOTE COXA-BRANCA AO LONGO DOS ANOS
Mascote do Coritiba de 1958


Mascote do Coritiba de 1970



Mascote do HEXA




Mascote do Coritiba de 1985



Mascote do Coritiba - Arte Ziraldo 1989
Anos 2000



USADO POR MUITOS ANOS



Arte: Pedro Bottino 2009 

2011


Arte: Fórum do Coritiba


Arte: COXANAUTAS


TRADICIONAL


Presença garantida em todos os jogos


Colaboração: Revista CORI 70 Nº 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário