banner

10 de fev. de 2012

HISTÓRIA: Coritiba Bi-Campeão 10 vezes

O Coritiba tem registrado na sua história a marca de ter sido 10 vezes "BI-CAMPEÃO ESTADUAL" e um TRI-CAMPEONATO em 1973, além disso, tem dois TRIS, que não valeram, um em 1950, perdido pelo erro da arbitragem que não assinalou o gol do título e outro em 1961 perdido nos tribunais. 

RELEMBRANDO OS 10 BI-CAMPEONATOS DO CORI

BI-CAMPEÃO ESTADUAL 1941/42

A disputa ficou mais uma vez por conta de Coritiba e Ferroviário, e o Verdão venceu a primeira partida decisiva por 5 x 1, empatando a segunda em 3 x 3, deixando mais uma vez o Ferroviário em segundo lugar, alcançando o bi-campeonato pela primeira vez.
Artilheiro: Neno, do Coritiba com 24 gols.

TIME TITULAR: Ari, Olbino e Nei ou Lauro ou Breyer, Tonico, Bananeiro e Janguinho, Batista, Pio, Neno, Cecílio e Saul.



BI-CAMPEÃO ESTADUAL 1946/47


 
O Coritiba na mesma década sagrava-se bi-campeão paranaense novamente, agora pela segunda vez, aplicando a maior goleada do campeonato, 6 x 1 no Água Verde.

Artilheiro: Izaldo Gomes, do Ferroviário com 13 gols.
TIME: Nivaldo, fedato e Renê, Tonico, Cartola e Lanzoni, Babi, Merlin, Cézar Frízio ou Neno, Gouveia e Paulinho.



BI-CAMPEÃO ESTADUAL 1951/52
O Coritiba sagrava-se pela terceira vez bi-campeão do Estado.
A curiosidade é que nesse ano o Atlético ficou apenas com a sexta colocação. A maior goleada foi do Coritiba contra o Bloco Morgenau, por 11 x 0.

RIBEIRO, OSVALDO E LULA(Arquivo Particular)

Artilheiro: Afinho, do Ferroviário e Taíco, do Monte Alegre com 20 gols cada um.
Time titular: Pianoski, Fedato e Fábio ou Araújo, Márcio, Merlin e Sanguinetti, Lula, Miltinho, Ivo Rocha, Almir e Renatinho.




BI-CAMPEÃO ESTADUAL 1956/57
Bi-campeão, em cima do Ferroviário, vencendo as duas partidas finais por 2 x 1 e 4 x 1.

A maior goleada foi do Coritiba 10 x 2 Palestra
Artilheiro: Duílio, do Coritiba com 30 gols.
Time titular: Hamilton, Fedato e Carazzai, Marcio, Bequinha e Guimarães, China, Miltinho, Duílio ou Ivo Rocha, Almir e Ronald.


  

BI-CAMPEÃO ESTADUAL 1959/60
 
Bi-campeão, Coritiba e Água Verde, os times milionários da época, foram os que mais fizeram contratações.
O Coxa venceu os três turnos, sendo campeão com todo o mérito. A maior contagem foi Coritiba 9x1 Irati. A série decisiva foi contra o Mandaguari. Em 09/04/61, Coritiba 1x1, em Mandaguari e em 12/04/61, Coritiba 4x0, em Curitiba.
Artilheiro - Duílio, do Coxa, com 31 gols.

Time - Hamilton, Nico e Carazzai, Julinho, Bequinha e Guimarães, Chico ou Duílio, Miltinho, Ivo Rocha, Oda, Ronald ou Xavier.




BI-CAMPEÃO ESTADUAL 1968/69
Bi-campeão, o Coritiba conquistava pela sexta vez um bi-campeonato estadual, deixando o Ferroviário com a segunda colocação.
Artilheiro - Paquito, do União, com 22 gols.

Time - Célio e Joel Mendes, Marinho, Modesto, Reis, Berto, Nico, Deleu, Antoninho, Nilo, Roderley, Rossi, Neiva, Hugo, Lucas e Paulo Vecchio, Oromar, Passarinho, Servilho e Kosilek, Oldach, Pantera, Rinaldo e Edson.







BI-CAMPEÃO ESTADUAL 1971/72
 
Bi-campeão mais uma vez, o sétimo bi-campeonato do Coxa.
O Coritiba venceu o primeiro turno e o Atlético, o segundo, fazendo assim a final: 30/08, Coritiba 1x0 Atlético; 03/09, Atlético 0x0 Coritiba.

Time - Célio, Hermes, Pescuma, Cláudio, Nilo, Hidalgo, Fito, Reinaldinho, Tião Abatiá, Krüger, Zé Roberto, Dirceu, Marinho, Levir, Dreyer, Eloir, Paulo Vecchio, Hélio Pires, Rinaldo e Carvalho.




BI-CAMPEÃO ESTADUAL 1978/79
 
Mais um bi-campeonato conquistado pelo Coxa contra o Colorado.

Time - Mazaropi, Eduardo, Duilio, Gardel e Serginho, Almir, De Rosis e Santos, Valtinho, Luiz Freire, Freitas e Aladim, Chico Paulino, GIlson, Borjão e Braulio, Neinha, Marciano, Valdair, Claudio Marques, Norival, Rodinaldo e Sartori.




BI-CAMPEÃO ESTADUAL 2003/2004

Depois de 25 anos o Coritiba conquista novamente o Bi-Campenato e com um gosto especial, contra o maior rival em plena Arena.

RESULTADO: ATLÉTICO  3x3  CORITIBA
Gols: Jucemar 17', Rogério Corrêa 24', Jádson 27', Tuta 35' e Igor 47' do 1º; Tuta 31' do 2º tempo;
  
Artilheiro da equipe: TUTA: 7 gols

TIME: F.P, Jucemar, Miranda, Reginaldo Nascimento e Adriano (Ricardinho); Márcio Egídio (Pepo), Ataliba e Capixaba (Rodrigo Batatinha); Luís Mário, Tuta e Aristizábal.




BI-CAMPEÃO ESTADUAL 2010/2011
Pela 10ª vez na história o Coritiba conseguia conquistar o bi-campeonato e novamente em cima do maior rival, em plena Arena com um contundente 3 x 0

RESULTADO: ATLÉTICO  0x3  CORITIBA
Gols: Bill 31' e Bill 44' do 1º; Leonardo 41' do 2º;

TIME:Edson Bastos, Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete (William), Léo Gago (Leonardo), Davi e Rafinha; Marcos Aurélio (Tcheco) e Bill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário